segunda-feira, 23 de junho de 2008

Comentário do video da TV Escola, "O esporte ao longo da vida"

O vídeo descreve o esporte como instrumento de informação e formação de valores que acompanharam o indivíduo por toda a vida, a importância deste que desenvolve a saúde e a qualidade de vida sendo aplicável desde crianças a idosos os quais ele começa a dar ênfase neste vídeo que vai ter como foco este grupo o qual segundo ele representa uma parcela significativa da população do Brasil, tem mais de 13 milhões de habitantes acima de sessenta anos, quando mais cedo a descoberta do esporte acontece melhor.
Luiza Parente, ginasta brasileira, é entrevistada para falar um pouco dos estímulos que ela teve para seguir esta prática, ginástica olímpica, e a sua opinião sobre o esporte ao longo da vida, posteriormente sendo convidada para participar das atividades.
Começa então outra fase do vídeo com a apresentação do Prof. Fernando o qual está desenvolvendo uma atividade na escola Caseb a qual tem o objetivo de identificar os objetivos do esporte ao longo da vida.
Nessa atividade proposta pelo professor os alunos levaram os avós para fazer uma caminhada, atividade que pode ser feitas por diferentes faixas etárias, tomando cuidado com a alimentação e o ritmo, determinado por uma breve avaliação de um médico antes do exercício, e durante a caminhada estar vestido com roupas leves e calçados próprios para essa atividade. Aplicando essas regrinhas a caminhada tem tudo para ser uma atividade prazerosa e presente ao longo da vida.
A caminhada é uma boa alternativa que faz muito bem a saúde, faz bem para o sistema cardiovascular, queima calorias e é excelente para as pessoas com osteoporose, pois o exercício realizado ao ar livre e com exposição moderada ao sol melhora a absorção e a fixação do cálcio ajudando a combater esse problema. Além disso, a atividade favorece a amizade e aproximação das pessoas.
Conhecer o esporte desde novo favorece a prática do mesmo ao longo da vida.
No segundo momento o Professor pediu aos avôs dos alunos um exemplo de atividade praticada na infância deles, esse momento é interessante porque mostra que é possível aproximar diferentes grupos de diferentes faixas etárias o que para mim é muito legal, pois hoje em dia o papel da escola de inclusão social tem sido pouco praticado e esses grupos, idosos, têm muito que oferecer.

Para ter acesso ao vídeo basta seguir o link abaixo:
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=50454

Nenhum comentário: